Empresário é eletrocutado ao usar celular carregando na tomada, no MA; VÍDEO


Caso aconteceu em Pedreiras. Imagens da empresa mostram os momentos de apreensão. Empresário é eletrocutado enquanto usava celular carregando na tomada, no Maranhão
Um empresário e dono de um açougue, Hyago Rafael, sofreu um forte choque elétrico enquanto usava um celular ligado a um carregador na tomada. Um vídeo (veja acima) mostra o momento em que ele é eletrocutado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O caso aconteceu por volta das 11h da terça-feira (21), no município de Pedreiras, a cerca de 277 km de São Luís, e chamou a atenção pelo risco de usar o celular enquanto está carregando.
Jovem percebeu que Hyago sofria um choque elétrico e depois correu para desligar o disjuntor
Casa de Carnes Cristo Rei
Nas imagens, um jovem que estava com Hyago no açougue percebe que a vítima estava sofrendo um choque elétrico e consegue desligar o disjuntor de energia. Hyago foi atendido às pressas, levado a um hospital e sobreviveu.
A esposa de Hyago, Alice Machado, fez um comunicado nas redes sociais sobre os momentos de apreensão e agradeceu as orações de carinho que o casal recebeu.
“Em um minuto eu estava em casa, esperando meu marido chegar pra me abraçar, e no minuto seguinte eu estava no corredor de um hospital esperando para vê-lo e lá estava ele, esperando um abraço meu, esperando um conforto e uma fala de que ia ficar tudo bem. Naquele momento eu paralisei, não consegui me mexer pra nada, conseguia ouvir meu coração acelerar mas não conseguia raciocinar. Minha vontade era de correr pra salvar ele de alguma forma que eu nem sei. Deus é tão bondoso, tão misericordioso que esteve lá, ele sempre está lá. Hyago é um milagre vivo. (…) Eu sei muito bem que foi Deus que não deixou algo pior acontecer!”, relatou.
Homem sofre descarga elétrica ao usar o celular enquanto carregava em Pedreiras
Por que usar celular carregando é perigoso?
Especialistas consultados pela BBC News Brasil dizem que sempre há risco do pior acontecer – apesar de ser bastante reduzido caso o carregador e a bateria do celular sejam originais e estejam em bom estado de conservação.
“Nem carregador nem celular são construídos para dar choque ou explodir. Eles nascem para serem seguros. Mas se houver falha no carregador, principalmente nos não originais, ou na própria bateria, pode ter problemas. Então, se pode acontecer, a recomendação é que a pessoa não faça o uso do aparelho com ele carregando”, diz o engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
Outro ponto importante para diminuir a possibilidade de acidentes é ficar longe de um aparelho carregando durante um temporal, com raios. Essas descargas atmosféricas geram um campo magnético que induz na rede de energia uma tensão muito maior. Isso pode levar a problemas não só para um carregador, mas para qualquer aparelho conectado à rede de energia.
Veja também: Mulher morre após levar choque em celular ligado na tomada, em Pernambuco
De acordo com Melo, o risco é maior se levar o aparelho ao ouvido para atender uma ligação ou usar fones. Em 2021, um levantamento da própria associação apontou, em seis meses, 10 ocorrências de choque elétrico causado no ato de carregamento, com seis óbitos. Houve ainda 3 casos de incêndio por sobrecarga.
Como minimizar riscos na hora de carregar o aparelho
Se há um temporal, fique longe do aparelho carregando.
Quando for dormir, deixe o aparelho longe de você e de objetos inflamáveis.
Se precisar atender um telefonema, desconecte o aparelho do carregador.
Não usar fones de ouvido
Use carregadores certificados pela Anatel (com selos)
Fique atento aos carregadores falsificados. Eles normalmente são mais leves, por estarem ocos por dentro, e podem trazer imperfeições.
Não carregue o celular em áreas úmidas, como banheiro e área de serviço.
Se for mexer no telefone, use calçados nos pés.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *