Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 8 a 14 de dezembro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (8)
Casarões de São Luís apresentam condições graves de precariedade na estrutura, aponta Defesa Civil
Fapema
Durante vistoria feita nos casarões do Centro Histórico de São Luís, nessa semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Defesa Civil constataram que 70 imóveis apresentaram condições estruturais com grave nível de precariedade, como falhas nos telhados, nos rebocos e fachadas.
Ao todo, foram vistoriados 389 casarões, sendo a maioria propriedade particular, já mapeados anteriormente e que apresentavam condições precárias na estrutura, exigindo cuidados especiais, devido ao desgaste natural do tempo e falta de manutenção, de acordo com o CBMMA.
Caso apresente riscos estruturais mais graves, os bombeiros podem recomendar medidas imediatas, que vão desde a interdição parcial do imóvel até a evacuação dos moradores, se houver.
Ainda segundo a corporação, a operação realizada integra planejamento contínuo, que inclui monitoramento, avaliação técnica e notificação dos responsáveis pelas construções, com o objetivo de garantir a segurança dos imóveis e preservar o patrimônio arquitetônico da capital maranhense.
A Defesa Civil elaborou um relatório após as vistorias e notificou os responsáveis para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Depois de vistoriados, os imóveis recebem uma classificação de baixo, médio ou alto risco, dependendo da situação.
Segunda-feira (9)
Mulher é esfaqueada durante festa no Maranhão
Uma mulher foi vítima de esfaqueamento durante uma briga entre mulheres em uma festa na cidade de Açailândia, a 565 km de São Luís, no último sábado (7). A confusão foi registrada por pessoas que estavam no estabelecimento na hora do ocorrido.
As imagens feitas por celular mostram o momento em que o conflito corporal se inicia. De acordo com testemunhas, a autora da tentativa de homicídio usou a faca que levou escondida para a festa dentro da roupa em que estava usando.
Na filmagem, é possível ver que a vítima também sofre com várias agressões das outras mulheres que participaram da confusão, como socos e puxões de cabelo. Após ser atingida pela facada, a mulher cai no chão e um homem tenta segurá-la.
A mulher esfaqueada foi encaminhada para o Hospital Municipal do Município. Após a confusão, a autora do crime foi retirada da festa por outros homens. Ela está foragida da polícia, que investiga a motivação do crime.
Terça-feira (10)
Carro perdeu controle e invadiu uma loja de artigo esportivos em Santa Inês (MA)
Reprodução/TV Mirante
Um carro desgovernado invadiu, no início na terça-feira (10), uma loja especializada em artigos esportivos localizada em uma das ruas mais movimentadas da região central de Santa Inês, cidade a 250 km de São Luís (veja o vídeo acima). Uma pessoa ficou ferida.
O acidente foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, o carro desgovernado atinge primeiro um veículo estacionado no acostamento, depois atinge duas motos que estavam estacionadas na porta da loja e, em seguida, invade o estabelecimento que vende artigos esportivos.
As imagens impressionantes também mostram uma mulher que andava na calçada, segundo antes do carro entrar na loja, quase foi atingida pelo veículo. Ela conseguiu perceber que o carro vinha na direção da calçada e conseguiu escapar.
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), o carro atingiu uma funcionária que estava dentro da loja. Ela teve ferimentos, foi socorrida e levada para um hospital da cidade.
Quarta-feira (11)
Operação ‘Fractal’ realizada pela PF no Maranhão
Divulgação/PF
Na manhã da quarta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou uma operação, junto com o IBAMA, contra atividades ilegais de garimpo em Centro do Guilherme e Centro Novo do Maranhão.
A região fica ao norte da terra indígena Alto Turiaçu e tem sofrido com o crescimento de garimpos ilegais nas áreas conhecidas como garimpo do Cedral, garimpo do Monte Árido e Garimpo do Pica Pau., segundo a Polícia Federal.
Durante a operação, a PF destruiu máquinas, motores e outros materiais utilizados para a extração ilegal de ouro e para a prática de outros crimes ambientais, como usurpação mineral.
Policiais também apreenderam armas de fogo, munições e uma pessoa foi presa em flagrante por crime ambiental.
Quinta-feira (12)
Vice-prefeito eleito e outras duas pessoas são presas suspeitas de comprar votos no MA
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (12) três pessoas, entre eles o vice-prefeito eleito de Nova Olinda do Maranhão, Ronildo da Farmácia (MDB), por suspeita de compra de votos e ameaças contra moradores na cidade.
Além do vice-prefeito, foram presos: o sogro do prefeito eleito de Nova Olinda do Maranhão e a secretária de finanças do município. A PF diz que há indício que parte dos recursos usados para a compra de votos eram dinheiro público.
A operação é um desdobramento do caso que foi destaque no Fantástico, em outubro, quando um eleitor afirmou que vendeu o voto em troca de telhas, sacos de cimento e madeira após sofrer ameaças.
O prefeito Ary Menezes (PP) foi eleito em Nova Olinda do Maranhão por uma diferença de apenas dois votos da segunda candidata colocada, Thaymara Amorim (PL). O município de 14 mil habitantes que teve a disputa pela prefeitura mais acirrada em todo o país.
A operação também cumpriu mandados de prisão e oito de busca e apreensão nas cidades de São Luís e Cantanhede, para desarticular o suposto esquema criminoso de corrupção e crimes eleitorais. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
As investigações identificaram fortes indícios da prática de outros crimes, como intimidação de eleitores, além de extorsão qualificada, desvio de recursos públicos, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Procurados pelo g1, o prefeito Ary Menezes (PP) e o vice-prefeito Ronildo da Farmácia (MDB) ainda não haviam se posicionado sobre o caso até a última atualização desta reportagem.
Sexta-feira (13)
Temporal provoca alagamentos e causa transtornos aos moradores em Balsas no Sul do MA
Um forte temporal atingiu, na sexta-feira (13), a cidade de Balsas, no Sul do Maranhão. A chuva começou pela manhã e rapidamente causou estragos em diversas áreas da cidade, especialmente nas proximidades dos córregos que cortam a área urbana.
Segundo agricultores, que possuem estações meteorológicas na região, foram registrados mais de 120 milímetros de chuva em apenas quatro horas, um volume superior ao total acumulado durante todo o mês de novembro.
Muitas ruas ficaram alagadas, com carros sendo arrastados e quase submersos. Uma caminhonete da Polícia Militar que estava estacionada em um supermercado ficou praticamente submersa. Além disso, muitas casas foram invadidas pelas águas.
O temporal durou cerca de três horas e deixou um rastro de lixo espalhado pelas ruas e avenidas. Os maiores danos foram registrados em áreas próximas aos córregos que cortam a zona urbana, evidenciando problemas de drenagem e a vulnerabilidade da infraestrutura local a eventos extremos.
Ao g1, a Prefeitura de Balsas informou que a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e a Defesa Civil estão tomando as medidas cabíveis para amenizar os danos causados pelas chuvas.
Sábado (14)
Indígena Krikati morre após atropelamento em rodovia do Maranhão
Reprodução/ TV Mirante
Morreu no Hospital Municipal de Imperatriz, Tayson Krikati, de 25 anos, um dos indígenas atropelados por um caminhão entre Montes Altos e Sítio Novo do Maranhão, na MA-280. Apesar de ter sofrido a amputação de uma perna, Tayson não resistiu ao traumatismo craniano.
O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (13). Ele e outros dois indígenas retornavam da cidade de Montes Altos para a aldeia São José quando foram atingidos. O motorista do veículo fugiu sem prestar socorro. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital Municipal de Imperatriz.
Uma equipe da Secretaria de Saúde Indígena acompanha o estado de saúde das outras vítimas. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas e, até o momento, o motorista do caminhão não foi encontrado.
O indígena Tayson Krikati havia se destacado recentemente ao vencer a corrida de tora no Pará, competindo ao lado de outros atletas da etnia Krikati. Ele também era jogador de futebol da seleção indígena Krikati e da seleção de Montes Altos.
Vc viu? Carro desgovernado invade calçada e atinge loja, PF prende vice, sogro de prefeito por suspeita de compra de votos e outras notícias da semana no g1 MA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.