Semana teve ainda a morte de um jovem após empinar uma moto, acidente que matou cinco pessoas da mesma família, além de feminicídios contra indígenas. Veja as notícias em destaque ao longo da semana. Confira as principais notícias do g1 MA entre 1 e 7 de setembro de 2024
Montagem/g1
Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 1 a 7 de setembro.
Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (1º)
Fogo consome loja de atacarejo em São Luís (MA)
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma loja do Vem Ki Tem Atacarejo, localizada na Avenida Guajajaras, no bairro Forquilha, em São Luís.
Não houve vítimas e, segundo os Bombeiros, no momento do incêndio, a loja não estava mais em funcionamento. No entanto, as chamas destruíram toda a loja.
Devido ao trabalho de combate às chamas, moradores das casas que vivem nas imediações do estabelecimento precisaram ser retiradas do local.
Segunda (2)
Comerciante é baleado durante assalto à loja no interior do Maranhão
O dono de uma loja de roupas foi baleado durante um assalto dentro do seu estabelecimento comercial, no Centro da cidade de Coroatá, a 283 km de São Luís.
O crime foi registrado por uma câmera de segurança da loja (veja o vídeo acima). Durante a ação criminosa, o assaltante ainda agride a vítima com um soco na barriga.
O dono da loja foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Coroatá e não correu risco de morte.
Mulher morreu após ser atropelada por um motociclista na noite dessa segunda-feira (2) na Avenida São Luís Rei de França
Reprodução/TV Mirante
Uma mulher, identificada como Norma Cilene Castro Cardoso, de 53 anos, morreu após ser atropelada por um motociclista, na Avenida São Luís Rei de França, no bairro Turu, na capital.
Segundo a polícia, a vítima atravessava a avenida quando foi atingida pela moto. O motociclista perdeu o controle após bater na pedestre e acabou derrapando. A moto foi parar aproximadamente 40 metros depois do ponto do acidente.
O motociclista teve ferimentos e foi levado ao Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II) para depois ser interrogado sobre o caso no decorrer das investigações.
Caso está sendo investigado pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DPCA) em São Luís
Reprodução/TV Mirante
O funcionário de um órgão federal foi preso, em São Luís, suspeito de praticar o crime de estupro de vulnerável contra uma criança de 5 anos de idade.
O investigado, que tem 67 anos, trabalha no mesmo local que a mãe da vítima, a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na capital maranhense, órgão federal vinculado ao Ministério da Saúde.
Segundo a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o crime aconteceu no dia 27 de junho deste ano, quando a mãe levou a filha para o trabalho, por não ter com quem deixar a menina.
Dentro das dependências do órgão, o idoso teria beijado à força a vítima deixando uma “roxura e marca de chupão” nos lábios da criança, além de praticar outros atos libidinosos.
Terça (3)
13 mulheres registraram b.o contra médico acusado de importunação sexual
Subiu para 13 o número de mulheres que registraram boletins de ocorrência contra o médico radiologista Kemuel Pinto Bandeira, por importunação sexual durante a realização de exames de ultrassonografia.
As ocorrências foram registradas em delegacias especializadas em São Luís, Açailândia e em Curitiba, no Paraná, onde uma das mulheres, que é maranhense, mora atualmente. Segundo as mulheres, durante exames de imagem, nos quais não é necessário tocar nas partes íntimas das pacientes, Kemuel teria se aproveitado para tocar nas genitais delas, fazendo movimentos estranhos.
As denúncias contra o médico se tornaram públicas após a divulgação de uma reportagem da TV Mirante, no último dia 29 de agosto, quando já havia o registro de 8 boletins de ocorrência feito por mulheres de São Luís e Açailândia, contra o médico, na Polícia Civil do Maranhão. Depois que a reportagem foi ao ar, outras mulheres que dizem terem sido vítimas do radiologista, foram registrar boletim de ocorrência.
A defesa do médico afirmou que ele não foi intimado para prestar nenhum esclarecimento e nem para participar de qualquer procedimento da investigação relacionada aos casos que foram mostrados na reportagem. A defesa disse, ainda, que o médico está à disposição para colaborar com as investigações em busca da verdade.
VÍDEO: Mãe dá à luz dentro de carro durante corrida por aplicativo, em Imperatriz
Uma mãe deu à luz dentro de um carro, durante uma corrida pedida por aplicativo, em Imperatriz, na Região Sudoeste do Maranhão. Um vídeo (veja acima) mostra o momento do parto realizado dentro do veículo. Mãe e bebê passam bem.
Segundo testemunhas, o caso aconteceu após familiares pedirem uma corrida por aplicativo no Parque Amazonas, após a mãe sentir contrações. No entanto, a caminho da maternidade, na região do Centro, a criança nasceu.
Assim que chegaram na maternidade, uma equipe de enfermeiros auxiliou nos preparos da mãe e na retirada do bebê.
Quarta (4)
Homem é detido com saco de carne de origem suspeita em São Luís
Divulgação/Redes Sociais
Um homem foi detido dentro do Terminal de Integração da Praia Grande, em São Luís, após ter sido encontrado com um saco com carne de origem suspeita.
De acordo com a Guarda Municipal de São Luís, passageiros acionaram os guardas do terminal, após perceberem o mau cheiro vindo da sacola em que o homem carregava.
O suspeito foi conduzido para o 1º Distrito Policial, no Centro. Em seguida, equipes do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (Icrim) foram acionadas para recolhimento do material.
Uma perícia deve determinar se a origem da carne é humana, porém, a suspeita é de que se trata de restos de animais.
Falta de água afeta bairros em São Luís
Divulgação
A Companhia de Saneamento Ambienta l do Maranhão (CAEMA) informou que um problema no Sistema Italuís provocou o desabastecimento de água em parte de São Luís. Segundo a Caema, o problema aconteceu na altura do KM 53, no município de Bacabeira.
Mikaelane Guajajara, Lícia Guajajara e Joanilde Guajajara foram mortos pelos ex-companheiros, segundo a polícia
Montagem/g1
Na tarde da última quarta-feira (4), o Maranhão também registrou mais um caso de feminicídio, desta vez em Santa Inês, a cerca de 251 km de São Luís.
Segundo polícia, o último caso teve como vítima Mikaelane Silva Guajajara, de 23 anos, que foi encontrada morta, com marcas de tiro, em um dormitório. Ela era moradora da Terra Indígena Pindaré, que fica na Zona Rural do município de Bom Jardim.
O autor do crime seria João Paulo Paixão de Oliveira, de 27 anos, com quem ela tinha um relacionamento amoroso. Ele foi encontrado morto no mesmo dormitório e a suspeita é de suicídio.
Em duas semanas, esse foi o terceiro caso, no qual a vítima era uma mulher indígena Guajajara que vivia em área urbana.
Quinta (5)
Ocupantes do veículo morreram após colisão com caminhão, em Tuntum
Divulgação/PRF
Durante a tarde, cinco integrantes de uma mesma família morreram em um grave acidente de trânsito em que um veículo de passeio colidiu transversalmente com um caminhão boiadeiro na BR-226, em Tuntum, a cerca de 421 km de São Luís.
O carro da família era dirigido por uma jovem de 18 anos, que não possuía habilitação para dirigir. Segundo as investigações, ela fez uma curva proibida à esquerda para acessar uma estrada vicinal, invadindo a faixa oposta da rodovia. Nesse momento, segundo a PRF, o caminhão, que seguia na direção contrária, não teve tempo de evitar a colisão.
Após a batida, todos os ocupantes do carro morreram: A jovem motorista, de 18 anos; um homem de 49 anos; uma mulher de 25 e uma menina de apenas 6 anos. Um quinto passageiro, um homem de 41 anos, foi socorrido ainda com vida, mas faleceu enquanto era transportado para o hospital.
O motorista do caminhão, um homem de 41 anos, saiu do acidente sem ferimentos. As investigações feitas pela PRF apontaram ainda que a criança estava sendo transportada sem o uso de qualquer dispositivo de retenção infantil, o que poderia ter evitado a morte.
Motociclista se desequilibra durante ‘grau’ e morre atropelado por carreta em São Luís
Já durante a noite, um jovem morreu após ser atropelado por uma carreta na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na região da Cohab, em São Luís.
Um vídeo (veja acima) de uma câmera de monitoramento mostra quando o jovem, que pilotava uma moto, empina o veículo. Na descida, ele se desequilibra e cai embaixo da carreta.
Sexta (6)
Indígena Lícia Oliveira Guajajara, de 35 anos, foi morta em Amarante do Maranhão
Reprodução/TV Mirante
A Polícia Civil prendeu o suspeito de assassinar a indígena Lícia Oliveira Guajajara, de 35 anos, em Amarante do Maranhão, a 685 km de São Luís
O principal suspeito do crime é o companheiro com quem ela tinha um relacionamento de 10 anos, identificado como Izane de Almeida Santos.
Segundo as investigações, o casal viviam um relacionamento conturbado, com muitas brigas e ciúmes por parte dele. Lícia foi morta por golpe de facão, enquanto o filho menor do casal estava na escola.
O suspeito ainda estava foragido, mas, na iminência de ser preso, acabou negociando a sua rendição, por força de um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça.
Sábado (7)
Quadrilha aborda família e rouba casa em São Luís
O g1 publicou uma reportagem sobre uma quadrilha em um carro que abordou uma família e assaltou uma residência no Residencial Itaguará II, em São Luís.
O caso aconteceu por volta das 17h13 do dia anterior e câmeras de segurança registraram a ação dos criminosos (veja no vídeo acima).
Nas imagens, três homens passam por uma casa e param um pouco a frente. Um homem com uma criança, que estava na entrada, é abordado e colocado para dentro da residência.
A partir de então, segundo o registro policial, os criminosos abordaram o dono do imóvel e duas crianças. Todos foram colocados em uma cadeira, e então a quadrilha passa a levar objetos na casa. Ao todo, foram roubadas uma pulseira de ouro, um cordão, uma aliança, uma televisão e um celular.
Ao final do assalto, os criminosos fugiram e ninguém ficou ferido.
Você viu? Incêndio na Vem Ki Tem, falta de água, radiologista investigado por importunação sexual e outras notícias do g1 MA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.