SL 412 anos: Parque Ambiental da Alumar presenteia capital com ações ambientais


O Parque Ambiental da Alumar em São Luís, que é um modelo de preservação da natureza e cuidado com o meio ambiente, está aberto a visitação da comunidade em geral. No dia 8 de setembro, São Luís completou 412 anos e, uma das formas de homenagear a cidade é valorizando o meio ambiente, buscando a preservação e conservação das áreas naturais da capital, por meio da educação ambiental dos cidadãos.
O Parque Ambiental da Alumar em São Luís é um dos maiores parques naturais do país dentro das instalações de uma fábrica.
Divulgação/Alumar
E é com esse objetivo que a Alumar criou, em julho de 1996, o Parque Ambiental da Alumar em São Luís, sendo um dos maiores parques naturais do país dentro das instalações de uma fábrica e um modelo de preservação da natureza e cuidado com o meio ambiente.
Com uma área de, aproximadamente, 2.041 hectares, o parque é composto por manguezais, brejos, capoeiras e matas de várzea, abrigando uma variedade de aves, mamíferos, répteis e anfíbios.
Esse cuidado em conservar os bens naturais e promover segurança ambiental para o futuro, são as políticas que a Alumar imprimiu na área do meio ambiente e da produção sustentável.,
Por meio do parque, a Alumar oferece um importante espaço de contato com a natureza para colaboradores, familiares e toda a comunidade de São Luís e da região metropolitana.
A Alumar oferece um espaço de contato com a natureza para colaboradores, familiares e toda a comunidade de São Luís e da região metropolitana.
Divulgação/Alumar
O espaço se destaca por promover ações socioculturais, técnico-científicas e educacionais com foco na preservação, conservação e recuperação dos ambientes naturais, além de integrar a planta industrial da fábrica da Alumar, que mostra o centro de produção e a capacidade da moderna indústria, bem como o exercício contemporâneo do cuidado ambiental.
Aberto para visitação
Durante a pandemia da covid-19, o parque ficou temporariamente fechado, mas, em 2022 ele reabriu suas portas para visitações. As visitas são direcionadas à educação ambiental, promovendo o encontro do homem com a beleza, harmonia e equilíbrio dos ambientes naturais.
O parque oferece ações de Educação Ambiental direcionadas aos empregados e seus familiares, bem como à comunidade de São Luís, em especial ao público estudantil. No local são realizadas oficinas, atividades lúdicas, encontros, trilhas ecológicas e palestras.
O parque oferece ações de Educação Ambiental direcionadas aos empregados e seus familiares, bem como à comunidade de São Luís, em especial ao público
Divulgação/Alumar
“O Parque Ambiental da Alumar é um dos maiores parques naturais do país dentro das instalações de uma fábrica. Aqui, nós temos uma grande riqueza natural, com mais de 90 espécies de fauna e 200 espécies de flora. Mesmo que esteja em uma área privada, esse é um bem que merece ser aproveitado por todos, por isso reabrimos para visitação em 2022. Percebemos que é extremamente importante receber o público como uma forma de estar ainda mais perto da população, levando iniciativas que buscam promover a conservação e educação ambiental. Para se ter uma ideia, desde a abertura já recebemos mais de 183 mil visitantes”, destaca o Gerente Executivo de Relações Institucionais da Alumar, Daniel Florenzano.
O Parque está aberto para visita do público externo, semanalmente, das terças às quintas (exceto feriados), nos turnos manhã e tarde. Às sextas são reservadas para visitas e reuniões de colaboradores.
Podem visitar o local pessoas a partir de 5 anos de idade e grupos entre 10 e 45 pessoas. Para mais informações e agendamento de visitas, entre em contato pelo WhatsApp: (98) 98252-0038.
Infraestrutura do Parque
Para receber o público da melhor forma possível, o Parque Ambiental possui uma grande infraestrutura, elaborada para o desenvolvimento das atividades propostas.
O Parque Ambiental da Alumar oferece uma excelente infraestrutura para seus visitantes.
Divulgação/Alumar.
O local conta com um prédio para a administração, com auditório, além da Oficina de Educação Ambiental e Trilha de Interpretação da Natureza.
Quem visita o parque pode conhecer, mais de perto, a vegetação típica da Ilha de São Luís e a sua utilização por parte da população local. Há, ainda, a presença de Educadores Ambientais, que dão informações sobre os aspectos ecológicos de diversos grupos biológicos, através das Trilhas de Interpretação da Natureza.
Os visitantes do parque contam, também, com uma privilegiada vista para contemplação, descanso e passeios, sendo um verdadeiro presente à comunidade ludovicense.
Os visitantes do parque contam, também, com uma privilegiada vista para contemplação, descanso e passeios.
Divulgação/Alumar
“A Alumar preza por um modelo de atuação sustentável para integrar produção, proteção da biodiversidade e respeito às pessoas. Nós dispomos de uma infraestrutura com auditório, espaço para oficinas e trilhas. Nossas atividades são direcionadas à educação ambiental com trilhas interpretativas, oficinas de reaproveitamento e palestras. É um importante espaço de contato com a natureza para funcionários, familiares e toda a comunidade”, ressalta Daniel Florenzano.
Investimento em educação ambiental
A educação ambiental é um dos focos da Alumar, que traz a sustentabilidade como uma de suas prioridades.
Para promover essa educação ambiental, a equipe do Parque Ambiental realiza inúmeras atividades junto às comunidades vizinhas à Alumar. Dentre elas, destacam-se visitas ao Parque, realizadas pelas escolas públicas e pela comunidade, durante as quais são feitas oficinas de reaproveitamento de resíduos, trilhas ecológicas para uma aproximação mais sensível com a natureza e palestras sobre as diversas temáticas de Educação Ambiental.
Através dessas atividades e dessa aproximação, a Alumar desenvolveu três projetos: Parque na Escola, Parque na Comunidade e “Meu Primeiro Livro”.
Projeto Parque Comunidade
O Projeto Parque na Comunidade tem como objetivo promover ações de Educação Ambiental focadas na redução, reutilização e reciclagem nas comunidades, buscando a sensibilizar das pessoas para a mudança de hábitos.
Através de oficinas teóricas e práticas, o projeto busca transmitir conhecimento sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente.
Divulgação/Alumar
Através de oficinas teóricas e práticas, o projeto busca transmitir conhecimento sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente de forma divertida, despertando o interesse de toda a comunidade.
Desenvolvido pela equipe do Parque Ambiental Alumar, o projeto contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e segue os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance), beneficiando as comunidades do entorno nas questões ambientais e sociais.
Projeto Parque na Escola
O Projeto Parque na Escola é uma ação itinerante de Educação Ambiental, destinada a alunos do Ensino Fundamental, tanto dos anos iniciais quanto dos finais, de escolas públicas vizinhas à Alumar.
Oficina de pintura relacionada ao meio ambiente- UEB SÃO BENEDITO – TAIM.
Divulgação/Alumar
A proposta pedagógica do projeto é realizada de forma presencial, com atividades teóricas e práticas que permitem aos alunos perceber os desafios ambientais dentro e fora da escola, aprender a lidar com esses desafios e compartilhar valores e experiências.
O objetivo é proporcionar ações de Educação Ambiental nas escolas por meio de oficinas educativas e sensibilização de professores e estudantes, destacando a importância da preservação e conservação do meio ambiente.
Palestra e dinâmica sobre Resíduos Sólidos – UEB Antoninho Baldez – Igaraú
Divulgação/Alumar
Projeto “Meu Primeiro Livro”
O projeto “Meu Primeiro Livro” foi realizado com alunos do 5º ano das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, nas comunidades vizinhas à Alumar.
Alunos participantes do projeto “Meu Primeiro Livro”
Divulgação/Alumar
O objetivo principal do projeto é fazer com que os alunos produzam um livro a partir da vivência no ambiente natural da fábrica, reforçando o Parque Ambiental como um local disseminador de práticas sustentáveis atreladas à educação.
Os alunos são estimulados a refletir sobre suas ações e a importância da conservação e preservação, por meio da elaboração coletiva de um livro pedagógico e ecológico, tendo como princípio as metas e indicadores do Desenvolvimento Sustentável.
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina do mundo.
Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar, em São Luís.
Divulgação/Alumar
Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão.
Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e social.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *