Causas de incêndio que destruiu loja em São Luís ainda são investigadas e não há prazo para liberação do prédio


Segundo o CBMMA, imagens de câmeras de segurança do estabelecimento comercial serão usadas para tentar identificar o que causou o incêndio. Incêndio foi registrado em uma loja na Avenida Guajajaras em São Luís (MA)
Divulgação/Redes Sociais
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) continuam investigando as causas do incêndio que destruiu, na tarde do último domingo (1º), a loja Vem Ki Tem Atacarejo, localizada na avenida Guajajaras, no bairro Forquilha, em São Luís, no último domingo (1º)..
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Na tarde dessa segunda (2), os gestores da loja, junto com o Corpo de Bombeiros, deram uma entrevista coletiva para falar sobre o caso.
Segundo o CBMMA, imagens de câmeras de segurança do estabelecimento comercial serão usadas para tentar identificar o que causou o incêndio.
“Já requisitamos à empresa as imagens do circuito interno, isso certamente nos ajudará bastante e, a partir do cruzamento dessas informações, nós vamos analisar todas as possibilidades, para que a gente chegue a uma constatação mais próxima da origem do fogo”, informou o tenente-coronel José Lisboa do Corpo de Bombeiros.
Fogo consome loja de atacarejo em São Luís (MA)
Ainda de acordo com o CBMMA, não há um prazo para a liberação do prédio incendiado nem para apresentação final do relatório, que apontará as causas do incidente, pois se trata de um levantamento minucioso.
Já a direção da loja informou, durante a coletiva, que uma vistoria foi iniciada, nessa segunda (2), nas residências que ficam próximas do estabelecimento e foram afetadas pelo fogo. Durante a vistoria foram analisados os danos ao imóveis e a possibilidade de as famílias, que precisaram ser retiradas do local, voltarem para suas casas.
“Tem um comitê de crise, para poder atuar sobre as consequências que a gente havia ouvido, visto e presenciado e, desde o primeiro momento que as autoridades já tiveram o controle mais seguro do incidente, a gente focou os nossos esforços e a nossa prioridade à comunidade local, aos nossos vizinhos e retaguarda da nossa loja”, declarou Marcos Antônio Lima, que é diretor -executivo do atacarejo.
No domingo, 30 famílias que moram nas proximidades da loja precisaram sair de suas casas por causa do incêndio. Dez dessas famílias foram para hotéis pagos pela empresa e as outras se abrigaram em casas de parentes.
Nessa segunda, algumas famílias começaram a voltar para as suas residências. No entanto, apesar do fogo já ter sido contido pelos bombeiros, na manhã desta terça (3) ainda havia fumaça saindo de dentro da loja, indo em direção às casas próximas ao estabelecimento, além de haver um cheiro forte de plástico e outros produtos queimados no ar.
Polícia Civil investiga causas do incêndio que destruiu loja de material de construção
Incêndio controlado
Loja Vem Ki Tem, em São Luís, foi destruída pelas chamas
Redes sociais/Corpo de Bombeiros
Segundo os bombeiros, as chamas começaram por volta das 14h de domingo, quando a loja não estava mais em funcionamento. Por volta das 17h30, o fogo foi controlado e não houve vítimas.
Uma perícia está sendo feita no estabelecimento e um inquérito foi aberto, na Policia Civil do Maranhão para saber se o incêndio se tratou de um acidente ou foi criminoso.
Incêndio de grandes proporções atinge atacarejo em São Luís
Imagens que circularam nas redes sociais, logo após o início do incêndio, mostraram a proporção do incidente. As chamas destruíram toda a loja, o fogo consumiu todo o teto do estabelecimento e a parte da frente.
Ao g1, testemunhas relataram ouvir, durante o incêndio, muitos barulhos de objetos sendo destruídos pelas chamas. Além de equipes do Corpo de Bombeiros, foram enviadas ao local do incêndio, viaturas da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) para darem suporte à ocorrência.
O Vem Ki Tem Atacarejo é uma loja especializada na venda no setor de atacado e varejo de itens para casa, materiais de construção, automotivos dentre outros produtos.
Para facilitar o trabalho de combate às chamas, uma parte da Avenida Guajajaras foi interditada, mas foi liberada no fim da tarde. Ao todo, 80 bombeiros participaram da ocorrência de combate às chamas.
Moradores afetados
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), devido ao trabalho de combate às chamas, moradores das casas que vivem nas imediações do estabelecimento precisaram ser retiradas do local. A direção da Vem Ki Tem informou que esses moradores serão realojados para outras residências e todos os custos serão pagos pela empresa.
Incêndio de grandes proporções atinge unidade do Vem Ki Tem Atacarejo em São Luís
Anne Cascaes/Grupo Mirante
Sobre a falta de funcionários para combater o início das chamas, a empresa afirmou que tinha ‘colaboradores plantonistas’ e que colabora para que as causas do incêndio sejam identificadas.
Veja abaixo a nota da Vem Ki Tem:
“Com profunda tristeza, o time do Atacarejo VemKiTem lamenta o incêndio ocorrido na tarde deste domingo (01/09), na unidade localizada na Avenida Guajajaras, no bairro da Forquilha, em São Luís (MA). O incidente ocorreu por volta das 14h50, e graças ao trabalho rápido e eficiente dos nossos colaboradores plantonistas e do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), o fogo foi controlado por volta das 17h30. Felizmente, não houve vítimas, já que a loja havia encerrado as atividades às 14h. Presentes na capital maranhense há pouco mais de um ano, estamos inteiramente comprometidos em colaborar de forma integral com as autoridades competentes para que as causas do incêndio sejam identificadas. A segurança dos nossos colaboradores, clientes, e da comunidade ao redor é nossa prioridade. Por isso, por precaução e cuidado com a saúde e o bem-estar das famílias residentes na vizinhança da nossa loja, devidamente identificadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, tomamos a iniciativa de acolhê-las em um hotel perto de suas casas, com todos os custos arcados pela empresa, durante o tempo que for preciso. Além disso, também oferecemos o suporte necessário aos nossos 137 colaboradores de São Luís, para juntos superarmos esse momento desafiador. Nós agradecemos a solidariedade e o apoio que já recebemos da população maranhense e do comércio local. Estamos confiantes que o mais brevemente possível e com ajuda de todos vamos superar esse momento desafiador”, diz a nota.
Na Grande São Luís, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 270 ocorrências de incêndios ou princípios de incêndios: 191 em residências (casas e apartamentos) e 79 em estabelecimentos comerciais. No mesmo período de 2023, estes números somaram 322 ocorrências: 210 em residências e 112 em estabelecimentos comerciais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *