Roberto Câmara critica falta de hospital em São José de Ribamar e promete diminuir impostos da cidade


O candidato foi entrevistado nesta sexta-feira (23), no Bom dia Mirante. Roberto disse também que pretende diminuir o índice de poluição na em São José de Ribamar, caso seja eleito. Roberto Câmara critica falta de hospital em São José de Ribamar e promete diminuir impostos da cidade
Reprodução/TV Mirante
O Bom dia Mirante recebeu, nesta sexta-feira (23), o candidato pelo partido Mobiliza à Prefeitura de São José de Ribamar, o economista Roberto Câmara. A programação faz parte da série de entrevistas com os candidatos às prefeituras da região da Grande São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Na entrevista, liderada pelos apresentadores Clóvis Cabalau, Vanessa Fonseca e Carla Lima, Roberto falou de assuntos referentes à poluição, economia e saúde.
Roberto Câmara também disse que pretende integrar o município de São José de Ribamar com uma linha de ônibus que una a região do Araçagy e Beira-Rio.
“A linha de ônibus que nós queremos muito entre Maracajá, Araçagy e Beira-Rio e integrar o município de Ribamar e fazer esse calor humano ribamarense ser respeitado”, disse o candidato.
Roberto Câmara, candidato a prefeito de São José de Ribamar, é entrevistado no BDM
Hospital de Alta Complexidade
Na saúde, se eleito, Roberto Câmara afirmou que vai buscar recursos financeiros junto com os governos federal e estadual para construir um hospital de alta complexidade para atender a população de São José de Ribamar.
“E acho que pelo fato do município não ter esse recurso, a gente ousou em Ribamar, na década de 80, e conseguimos a Unidade Mista de São José de Ribamar. O prefeito J. Câmara não era médico, mas fez o hospital que está lá até hoje. Nós pomos para o hospital maternidade e fomos habilitados pelo Ministério da Saúde. Então, eu acho, justamente por esse fato, a gente tem que se impor no governo federal, mostrar demanda de São José de Ribamar, ter a altivez diante do governo estadual e federal”.
Aumento de hospitais
Roberto fez uma comparação com a quantidade de hospitais existentes na cidade de São Luís com a quantidade em São José de Ribamar e reforçou que, para ele, o município tem que buscar auxílio com o governo federal para mais incremento nessa área.
“Existe uma rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS), de pequenos postos de saúde, que geram um custo alto ao município de Ribamar, mas a gente tem que priorizar essa alta complexidade, um hospital na Estrada de Ribamar, que é um desses grandes eixos e que a gente tenha pelo menos isso. São Luís tem 20 hospitais, entre privados e públicos, então por que esses hospitais são feitos só na margem de Ribamar e não beneficia o município de Ribamar? Eu acho que a gente tem como convencer o governo federal a nos ajudar a bancar esse hospital”.
Campanhas de atendimento itinerantes
“O povo de Ribamar tem que ter acesso à sua Prefeitura, nós precisamos abrir a Prefeitura de Ribamar para o povo de Ribamar, integrar mais todos os bairros distantes da sede, motivar a população a gerar renda, a empreender no município de Ribamar. Nós temos capacidade, força e determinação de ir no governo federal e estadual ajudar esse voluntariado de Ribamar”.
Educação
“Nas gestões do ex-prefeito J. Câmara, que eu fui braço direito dele, nós construímos mais de 20 creches em Ribamar. Eu acho que tem que ser melhoradas as que já existem . Não sei se 5 ou 10 a mais que as donas de casa, os moradores de Ribamar possam ter maior liberdade de trabalho, tanto mulheres quanto homens. Então, a gente precisa melhorar mesmo. O sentimento de Ribamar é de muito abandono nessa parte de 2005 pra cá. As creches precisam ajudar o empreendedorismo em Ribamar. Os nossos trabalhadores precisam de ter liberdade para trabalhar e deixar seus filhos em local seguro com bom atendimento.”
Poluição
”O aumento da poluição foi porque a nossa topografia de Ribamar, em vários locais, é mais baixa que o município de São Luís. Por exemplo, próximo das vilas de Ribamar, a Cidade Operária está num nível mais alto. Os esgotos, os dejetos líquidos de São Luís são jogados em Ribamar. Nós precisamos fazer grandes canais cobertos, amplos, e o governo federal vai ter que entender isso. Nós vamos levar esse problema pro governo federal conhecer de verdade quem é São José de Ribamar. A Assembleia Legislativa do Maranhão, que não tem um deputado de São José de Ribamar, precisa conhecer o município em todas as áreas. Nós precisamos ampliar, fazer canais que não existem”.
Crescimento imobiliário
“[São José de Ribamar] tem como crescer, melhorar, discutir bem com a população o plano diretor de Ribamar, tirar aquelas resistências muito próximas de córregos, seguindo a questão do meio ambiente, para proteger esses mananciais, canais, até rios. Tem um rio no limite de Ribamar que sumiu, ele foi aterrado próximo do Cohatrac, Araçagy, o Rio Amaro, que era afluente do Rio Paciência. Então, a gente precisa mobilizar a população a conhecer melhor seu município”.
Economia
Como pretende desenvolver a economia da cidade, caso seja eleito.
“Diminuindo impostos. Nós temos uma pauta não de direita, mas de centro-direita, de tratar a economia de Ribamar de forma mais conservadora, mas respeitando todas as tendências políticas e econômicas, diminuir impostos. Diminuir a intervenção do estado na economia de Ribamar, você facilita o empreendedorismo em Ribamar, você facilita o comércio em Ribamar, a Estrada de Ribamar pode ser o maior centro comercial de São Luís. Ribamar tem uma vocação pro comércio muito grande”.
Setor industrial
“O território de Ribamar não é tão grande para a agricultura, para a indústria, a não ser startups, pequenas empresas, a gente tem como fazer isso. Temos conversado com o presidente do Sebrae e de outro órgãos para trazer essa ideia, esse debate muito profundo para São José de Ribamar e diminuir impostos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *