Operação contra furto de energia elétrica é realizada em cinco municípios do Maranhão


A operação resultou em 7 autuações e 5 prisões em municípios da região noroeste do Maranhão Operação contra furto de energia elétrica é realizada em cinco municípios do Maranhão
Divulgação/ PC-MA
Uma operação realizada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) entre os dias 9 e 12 de dezembro teve como objetivo combater o furto de energia elétrica. A ação foi deflagrada nos municípios de Pinheiro, Mirinzal, Governador Nunes Freire, Centro Novo do Maranhão e Santa Luzia. Segundo a PC-MA, sete estabelecimentos foram autuados, uma pessoa foi intimada e outras cinco foram presas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A operação, chamada de “Operação Zumbi”, foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), em parceria com a Perícia Oficial do Maranhão e equipes da Equatorial Maranhão. Durante as inspeções realizadas em unidades consumidoras residenciais e comerciais, diversas irregularidades foram constatadas.
Os envolvidos foram identificados nos inquéritos policiais e responderão criminalmente por furto de energia. A operação baseou-se em inspeções de rotina realizadas pelas equipes comerciais e de manutenção da distribuidora, que atuam diariamente em campo para garantir segurança, legalidade e qualidade no fornecimento de energia em todo o estado.
É importante destacar que furtar energia elétrica, seja por ligação clandestina ou adulteração de medidores, é crime e prejudica o fornecimento ao causar oscilações de tensão e interrupções.
Como denunciar
Para denunciar irregularidades, a população pode acionar a Polícia Civil e também a Equatorial Maranhão, pelo site da Equatorial Energia ou pela Central de Atendimento no número 116. A ligação é gratuita e não há necessidade de identificação por parte do denunciante. Após a denúncia, a Distribuidora encaminha equipes para realizar as inspeções, conforme previsto na legislação do setor elétrico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *