A estiagem é caracterizada pela falta de chuvas em uma região por um período prolongado, resultando na redução da umidade do solo e nos níveis de água em rios e reservatórios. Governo federal reconhece situação de emergência em Santa Helena devido a estiagem
Divulgação
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (3), a situação de emergência na cidade de Santa Helena, localizada a 392 km de São Luís, devido a estiagem na região.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A estiagem é caracterizada pela falta de chuvas em uma região por um período prolongado, resultando na redução da umidade do solo e nos níveis de água em rios e reservatórios. Esse fenômeno pode causar escassez de água, afetar a agricultura e impactar o meio ambiente.
Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como a distribuição de cestas básicas, fornecimento de água potável e alimentação para equipes de trabalho e voluntários.
As ações incluem socorro e assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução da infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Governo federal reconhece situação de emergência em Santa Helena devido a estiagem
Adicionar aos favoritos o Link permanente.