A roda de conversa, intitulada “Protagonismo das Mestras na Cultura Popular”, terá o objetivo de destacar a contribuição das mulheres na perpetuação das tradições culturais. Mestras da cultura popular são celebradas em roda de conversa
Divulgação
O Auditório do Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis receberá, nesta quarta-feira (20), às 15h30, um encontro dedicado a celebrar a força e a sabedoria das mulheres negras na preservação e transmissão da herança cultural afroindígena.
A roda de conversa, intitulada “Protagonismo das Mestras na Cultura Popular”, terá o objetivo de destacar a contribuição das mulheres na perpetuação das tradições culturais, com ênfase nas mestras que, com suas trajetórias, são responsáveis por manter vivas manifestações populares e espirituais de grande valor para a identidade brasileira.
A atividade faz parte das celebrações do Dia da Consciência Negra e da programação do Festival Zumbi Vive, e promete reunir vozes de grande importância no cenário da cultura popular.
Convidadas especiais
A conversa contará com a participação de grandes nomes da cultura popular:
Regina Avelar, dirigente do Bumba Meu Boi de Zabumba e do Tambor de Crioula do Mestre Leonardo (MA), com um trabalho de destaque na valorização da cultura maranhense.
Mestra Joana, primeira mestra de maracatu e regente da Nação Encanto do Pina, além de coordenadora do Movimento Baque Mulher (PE), que tem desempenhado um papel fundamental na luta pelo empoderamento feminino no universo do maracatu.
Mestra Roxa, caxeira régia do Divino, coreira de tambor de crioula e mestra de cultura popular (MA), com vasta experiência no resgate e ensino de ritmos e danças tradicionais.
Fortalecendo o legado
Com o objetivo de promover um diálogo enriquecedor, a roda de conversa será um espaço para ouvir, aprender e fortalecer o trabalho e o legado das mestras, que, ao longo dos anos, têm se dedicado a manter viva a tradição dos ritmos e manifestações culturais afroindígenas.
A atividade é uma oportunidade de refletir sobre a importância das mulheres negras no cenário cultural, que muitas vezes permanecem invisibilizadas, apesar de serem peças-chave na preservação da nossa memória e identidade.
.
Mestras da cultura popular são celebradas em roda de conversa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.