Você viu? Adolescente morre após ingerir açaí com veneno de rato, acusado de matar agente de trânsito é condenado e outras notícias da semana no g1 MA


Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 6 a 12 de outubro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (10)
Fachada do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UemaNet).
Divulgação/UEMA
Estão abertas as inscrições para ingresso no curso de aperfeiçoamento em Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, oferecido pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
O curso, destinado a professores e gestores da educação básica das redes públicas, será realizado na modalidade a distância, com carga horária de 120 horas. No total, são oferecidas 3.750 vagas para candidatos de todo o Maranhão.
As inscrições devem ser feitas, pela internet, até 22 de novembro no site seletivos.uemanet.uema.br.
As vagas serão disponibilizadas de acordo com a ordem de inscrição dos candidatos. Após completar 3.750 inscritos, o sistema ainda permitirá a realização de novas inscrições no Curso para fins de formação de lista de excedentes.
Segunda-feira (11)
Homem em suposto surto psicótico joga dinheiro para cima em bar, no Centro de Caxias
Reprodução/TV Mirante
Um homem, durante suposto surto psicótico, causou tumulto em um bar no Centro da cidade de Caxias, a 365 km de São Luís, por jogar cédulas de dinheiro para cima. Após ter distribuído o dinheiro, o homem foi detido pela Polícia Militar do Maranhão (PM-MA).
O caso aconteceu no último sábado (9). Imagens de câmeras de segurança mostram o homem chegando no estabelecimento com uma sacola de dinheiro na mão. Ao se aproximar das pessoas que estavam na mesa, ele começa distribuir as cédulas, jogando para cima de quem estava no local, o que causou grande movimentação.
O ato chamou a atenção da Guarda Municipal, que acionou a polícia. O homem foi detido para que o caso fosse averiguado.
De acordo com a PM, a família do homem afirmou que ele havia tido um surto por não tomar os remédios de tratamento.
Macaco invasor de casas é capturado pelos bombeiros no Maranhão
Reprodução/TV Mirante
Um macaco que invadia casas na cidade de Pindaré Mirim, a 256 km de São Luís, foi capturado pelo Corpo de Bombeiros dentro de uma residência, no bairro Alto do Bode. De acordo com a corporação, o animal entrava nas casas atrás de comida.
O macaco foi capturado nesse sábado (9). Segundo os bombeiros, vários moradores haviam denunciado a circulação do animal há dias pelo bairro, que usava as árvores dos quintais para se locomover.
Os agentes afirmam que a movimentação rápida do animal dificultava a localização exata dele e prejudicava o trabalho de captura. Moradores relataram que o macaco entrava dentro das casas, furtava e jogava alimentos no chão e até abria a geladeira em busca de comida.
Após denúncia dos moradores da residência onde ele estava, os bombeiros localizaram o animal, que estava dentro da despensa de alimentos. Apesar da dificuldade de pegar o animal, por causa da rapidez, os bombeiros conseguiram capturar o macaco sem nenhum dano.
O animal foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que vai analisar se o macaco será solto diretamente na natureza ou se vai precisar de um centro de reabilitação de animais em São Luís, caso ele tenha sido criado ilegalmente de forma doméstica, como apontam as suspeitas.
Terça-feira (12)
Duas pessoas morrem em graves acidentes na BR-316, no MA
Reprodução
Duas pessoas morreram durante dois acidentes envolvendo batidas de motocicletas e carro, ocorridos na BR-316, nessa segunda-feira (11). Os casos aconteceram nos trechos entre as cidades de Codó e Bacabal.
Na zona rural da cidade de Codó, a 307 km de São Luís, um homem identificado como Flávio Ribeiro Lindoso, de 41 anos, de São Luís, morreu durante uma batida frontal entre dois carros de passeio.
Flávio chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Geral de Codó, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois de ter dado entrada no hospital. De acordo com a polícia, as causas do acidente estão sendo investigadas.
Em Bacabal, um acidente envolvendo duas motos resultou na morte de Cláudio Alves de Sousa, que morreu no local. Ele estava indo em direção à zona rural de Bom Lugar, quando se envolveu no acidente.
O outro motociclista saiu ferido com fraturas nas pernas e foi levado em estado grave para o Hospital Regional de Bacabal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), uma das motos seguia na contramão da via e causou o acidente.
Quarta-feira (13)
O Tribunal do Júri de São Luís condenou Edgar Costa Nogueira, conhecido como Carioca, a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão pelo assassinato do agente de trânsito Wiryland de Oliveira
Divulgação/TJ-MA
O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou Edgar Costa Nogueira, conhecido como Carioca, a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão pelo assassinato do agente de trânsito Wiryland de Oliveira. O crime aconteceu em 24 de junho de 2023, na Avenida São Marçal, no bairro João Paulo, enquanto a vítima trabalhava.
O julgamento foi realizado nessa terça-feira (12), no Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro Calhau. Após a sentença, Edgar Nogueira foi encaminhado para a Penitenciária de Pedrinhas, onde já estava preso, para cumprir a pena em regime fechado.
Na sentença, o juiz Gilberto de Moura Lima destacou que o crime foi de extrema violência e motivado por um motivo fútil, já que o réu reagiu à tentativa dos agentes de trânsito de rebocar seu carro, que estava estacionado em local proibido e sem documentação regular. O magistrado afirmou que o ato de Edgar Nogueira mostrou frieza e desprezo pela vida.
Durante o julgamento, quatro testemunhas foram ouvidas, incluindo agentes de trânsito que estavam no local no momento do crime. O promotor de Justiça Raimundo Benedito Barros Pinto representou a acusação, enquanto a defesa foi feita por uma equipe de advogados, composta por Renato Mendes, Adriano Wagner Araújo Cunha, Wellington Cunha e Miguel Victor Lobato e as advogadas Iracilda Ferreira Pereira e Cíntia Albuquerque.
O julgamento começou às 8h30 e terminou no fim da tarde, com a presença de colegas de trabalho e familiares de Wiryland, que acompanharam todo o processo.
Em seu depoimento, Edgar Nogueira admitiu pela primeira vez o crime, alegando que comprou a arma para proteção pessoal, após sua casa e loja terem sido assaltadas. O acusado afirmou, ainda, que após o crime de homicídio fugiu, usando um veículo mototáxi, para a região de São José de Ribamar, onde escondeu a arma usada no crime.
Os jurados condenaram Edgar Costa Nogueira por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima).
Maranhenses tomam açaí com veneno de rato e são internadas em estado grave
Reprodução/TV Mirante
Três maranhenses da mesma família, da cidade de Governador Nunes Freire, a 224 km de São Luís, foram envenenadas após tomarem açaí com veneno de rato, na cidade de Belém do Pará, no domingo (10). Uma das vítimas, a adolescente Verônica Sabrine dos Santos, de 16 anos, não resistiu e morreu. De acordo com a polícia, o pai da adolescente é o principal suspeito do crime.
Verônica Sabrine dos Santos, 16 anos (morreu)
Erineuda dos Santos Mendes, 45 anos, mãe de Verônica (internada em estado grave de saúde)
Maria Neide dos Santos, 62 anos, mãe de Erineuda e avó de Verônica (internada em estado grave de saúde)
O caso aconteceu na casa de Erineuda, que tinha recebido a mãe, Maria Neide, para conversar sobre processo de separação com o pai de Verônica.
Segundo a tia de Verônica, ele estava na casa na hora do ocorrido e afirmou que ele teria mandado a filha servir açaí para a mãe e a avó após uma refeição, mas ele não ingeriu.
Depois de consumirem a sobremesa supostamente envenenada, as três começaram a passar mal. Verônica morreu rapidamente.
Maria Neide e Erineuda foram levadas às pressas para um pronto-socorro da cidade e depois transferidas para um hospital, onde permanecem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave.
De acordo com as investigações, o ex-marido de Erineuda e pai de Verônica é o principal suspeito de ter colocado veneno dentro do açaí. Ele foi ouvido na segunda-feira (11), mas foi liberado em seguida.
A polícia segue investigando o caso para saber como o veneno foi parar no alimento e o motivo do suposto envenenamento proposital.
Quinta-feira (14)
Grupo suspeito de usar documentos falsos para sacar dinheiro no MA é alvo de operação da PF
Reprodução
Um grupo suspeito de fraudes em instituições financeiras, que usava documentos falsificados para saque indevido no Maranhão, foi alvo de dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, durante uma operação da Polícia Federal realizada nesta quinta-feira (14).
Além do Maranhão, a operação também acontece nos estados do Ceará, Pernambuco e São Paulo. De acordo com a PF, as investigações tiveram início em junho deste ano, depois de um homem ter sido preso em flagrante ao tentar abrir uma conta bancária com documentos falsos na cidade de Mauriti (CE).
Com o andamento das investigações sobre o caso, a corporação identificou que o homem tinha antecedentes criminais e, supostamente, integrava uma organização criminosa, que teria operação no Ceará, Pernambuco e Paraíba, fraudando instituições bancárias.
Outros dois homens, também com histórico criminal, foram identificados como possíveis membros da mesma organização.
Segundo a PF, os suspeitos poderão responder por organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.
Homem é morre após ser baleado por policial militar em São Luís
Reprodução/TV Mirante.
Na noite dessa quarta-feira (13), um homem, identificado como Antônio Raimundo Alves, de 38 anos, morreu após ser baleado por um policial militar no bairro Cruzeiro da Santa Bárbara, em São Luís. O PM envolvido no caso já foi afastado de suas funções operacionais.
Segundo o relato de moradores, a vítima estava jantando na casa do patrão, no condomínio Eco Tajaçuaba, quando ouviu a abordagem da Polícia Militar do Maranhão a um suspeito de praticar um crime.
Antônio Raimundo saiu da residência e tentou intervir. Durante a confusão, o homem levou um tiro no rosto, efetuado por um policial militar.
Ainda segundo os moradores, os policiais arrastaram a vítima até a carroceria da viatura.
Nesta quinta-feira (14), os moradores interditaram a avenida São Jerônimo, em protesto contra a morte de Antônio.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) informou que a Polícia Militar está apurando o caso e que o policial envolvido foi afastado de suas funções operacionais.
Ainda de acordo com a SSP, foi instaurado procedimento administrativo para investigar as circunstâncias do fato.
“A SSP reafirma que as forças de segurança pública do Maranhão não toleram condutas policiais que violem a ética e reitera o compromisso da Polícia Militar do Maranhão em proteger a população e combater o crime de forma firme e responsável”, diz um trecho da nota.
Sexta-feira (15)
Railan e Maria Arlete tiveram um relacionamento curto
Reprodução/Redes sociais
O maranhense Railan Cavalcante de Sousa, de 20 anos, suspeito de ter matado a tiros a ex-namorada, Maria Arlete do Carmo Ramos, também de 20 anos, foi encontrado morto nessa quarta-feira (13), em uma fazenda na cidade de Pacajá (PA), cerca de 90 km da sede do município.
Railan Cavalcante estava foragido da polícia desde o dia da execução do crime, em 7 de setembro de 2023. O caso aconteceu no boteco do Fausto Júnior, no Centro do município de Governador Archer, a cerca de 330 km de São Luís. De acordo com a corporação, o crime teria ocorrido por Railan não ter aceitado o fim do relacionamento.
Denilson Faustino, que estava acompanhando Maria Arlete no bar, também foi morto a tiros (veja vídeo abaixo).
Homem mata ex-namorada a tiros em Governador Archer, no Maranhão
Junto de Railan, o corpo de Gabriel da Silva Pereira, que estava desaparecido há três dias, também foi encontrado sem vida na região. Os dois trabalhavam juntos na mesma fazenda onde foram encontrados mortos.
Maria Arlete do Carmo Ramos, que também era professora, deixou um filho de um ano de idade. Segundo a polícia, as investigações, no momento, estão focadas em identificar em quais circunstâncias os dois homens foram mortos, a partir de exames periciais.
Estado do ônibus coletivo após o acidente, em São Luís
Adriano Soares/Grupo Mirante
Na tarde desta sexta-feira (15), um caminhão bateu contra um ônibus do transporte coletivo, na região da antiga rotatória do Caolho, em São Luís.
As primeiras informações apontam que há feridos entre os passageiros, que foram levados para o hospital. Dois estariam em estado grave. Até o momento, não há informação sobre óbitos.
Uma equipe da TV Mirante esteve no local do acidente. Testemunhas relataram que o caminhão estaria sem freio e bateu contra o ônibus, da Viação Primor, que fazia a linha do Terminal Cohama para a Ponta d’Areia.
“Uma suposta falta de freio do veículo menor, que vinha no sentido Olho d’Água / Caolho, e aí quando [o motorista] chegou próximo ao semáforo, viu que estava sem freio. Ele colidiu contra o ônibus, que já vinha fazendo o trajeto para a Ponta d’Areia. Colidiu na parte traseira do veículo e os dois viraram. Tinham duas pessoas no veículo pequeno [caminhão] e várias pessoas no ônibus. (…) Mas, vamos averiguar e o ICRIM deve fazer o levantamento com perfeição. Os passageiros estavam sem ferimentos gravíssimos, mas algumas estavam com sintomas que precisaram ir para o hospital e fazer exames complementares, para saber o grau dos ferimentos”, declarou o agente de trânsito Jamys Gualhardo.
Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foram ao local para investigar as causas do acidente e organizar o fluxo de veículos.
Sábado (16)
Acidente entre moto e ônibus termina com morte do garupa, em São Luís
Reprodução/TV Mirante
Na tarde deste sábado (16), um homem morreu em um acidente com moto na saída da ponte do São Francisco, próximo da Avenida Beira-Mar, em São Luís. O nome não foi informado.
Segundo testemunhas, o veículo era ocupado por duas pessoas e seria uma corrida de moto por aplicativo.
Próximo a saída da ponte, o homem que pilotava a moto bateu ao lado de um ônibus. Após o acidente, o piloto teve ferimentos graves, mas sobreviveu. No entanto, o garupa da moto morreu ainda no local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *