Candidatos Mariana Carvalho (Republicanos) e Rildo Amaral (PP) participaram do debate promovido, na sexta-feira (25), pela TV Mirante. Por mais de 1h, eles também debateram propostas para temas como segurança pública e saneamento básico. Veja a íntegra do debate do 2º turno com candidatos à Prefeitura de Imperatriz
Os candidatos à Prefeitura de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, Mariana Carvalho (Republicanos) e Rildo Amaral (PP), participaram de debate de segundo turno promovido pela TV Mirante nesta sexta-feira (25). Durante a troca de ideias, que durou mais de 1h, os candidatos debateram sobre propostas para propostas para a saúde, infraestrutura, segurança pública, saneamento básico e educação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O clima do debate foi amistoso e houveram alguns poucos momentos de troca de acusações sobre alianças políticas e fake news em que ambos foram alvo durante a campanha. O g1 Maranhão transmitiu o debate ao vivo. A mediação foi feita pelo jornalista da TV Mirante, Clóvis Cabalau.
Esta foi a primeira vez que Imperatriz realizou um debate de segundo turno. No primeiro turno, Rildo Amaral (PP) teve 35,57% dos votos, e Mariana Carvalho (Republicanos), teve 26,56%.
u
Tatyna Viana/TV Mirante Imperatriz
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da TV Mirante em Imperatriz, no dia 23 de outubro.
Confira como foi na íntegra o debate
O debate foi dividido em quatro blocos, sendo dois de tema livre e dois de temas determinados. Ao final, cada um teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais. O debate foi dividido desta forma:
1º bloco: Perguntas com tema livre;
2º bloco: Perguntas com tema determinado;
3º bloco: Perguntas com tema livre;
4º bloco: Perguntas com tema determinado e considerações finais.
Veja, abaixo, como foi o debate:
Rildo Amaral (PP) e Mariana Carvalho (Republicanos) durante o debate do 2° turno à Prefeitura de Imperatriz
Reprodução/TV Mirante
1° bloco
Confira o 1º bloco do debate do 2º turno com candidatos à Prefeitura de Imperatriz
O primeiro debate foi com perguntas de tema livre. Cada candidato teve 10 minutos cada para fazer as perguntas e as repostas e, cada um deles, foi responsável por administrar esse tempo. O bloco começou com a pergunta feita pela candidata Mariana Carvalho (Republicanos).
Por sua vez, o candidato lembrou do gabinete social que ele criou em 2019 e atendeu, segundo ele, mais de 5 mil pessoas e prometeu descentralizar o atendimento do Socorrão em quatro blocos e melhorar o atendimento de saúde.
Se eleita, a candidata Mariana Carvalho também disse que vai melhorar a saúde e fazer a cobertura completa de atendimento à saúde da família e investir no atendimento nas unidades básicas de saúde. A candidata ainda prometeu desafogar o atendimento do Socorrão e colocar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São José para funcionar.
No término do primeiro bloco, os dois candidatos afirmaram que, se eleitos, vão investir na saúde de Imperatriz.
2° bloco
Confira o 2º bloco do debate do 2º turno com candidatos à Prefeitura de Imperatriz
O segundo bloco foi com perguntas de temas determinados, tais como saúde, educação infraestrutura, segurança e cultura e lazer. Pelo sorteio, o candidato Rildo Amaral (PP) foi o primeiro a fazer a pergunta.
O candidato Rildo Amaral (PP) perguntou para a candidata Mariana Carvalho (Republicanos) quais suas propostas para a área da Educação de Imperatriz. Ela citou a valorização de profissionais, implementação de creches na cidade, entrega de kit escolares para as crianças e a regulamentação dos cuidadores como algumas de suas prioridades.
Em resposta as propostas de Mariana, o candidato Rildo Amaral propôs a realização de convênios dos profissionais da educação com instituições particulares, garantia da merenda escolar, implementação de uma Blitz Escolar em parceria com a Guarda Municipal.
Em seguida, os candidatos debateram sobre transparência e contas públicas. Rildo Amaral e Mariana Carvalho apresentaram suas propostas para as duas áreas, dentre elas, o uso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
3° bloco
Confira o 3º bloco do debate do 2º turno com candidatos à Prefeitura de Imperatriz
No terceiro bloco, cada candidato teve 10 minutos para fazer de temas livres, à escolha de cada um deles. Foram pautados assuntos de falta d’água, acessibilidade, segurança pública, saúde e agricultura familiar.
O candidato Rildo Amaral deu início a roda de perguntas, falando sobre a falta d’água em Imperatriz e perguntou à candidata Mariana sobre suas propostas para solucionar o problema na cidade. Por sua vez, a candidata disse que disse que precisa trazer dignidade ao povo que não tem o básico. Ela prometeu construir poços artesianos e cobrar da Caema para que forneça água tratada para a cidade.
Nessa área, Rildo Amaral lembrou das obras que realizou para a implantação de poços artesianos, enquanto deputado. Segundo ele, vários bairros de Imperatriz foram beneficiados com os investimentos que destinou à cidade.
Mariana Carvalho afirmou que vai fazer pelas famílias, valorizando-as da forma certa. Ela mencionou a agricultura familiar, dizendo que água é essencial para os serviços e perguntou ao candidato Rildo Amaral sobre o tema. Por sua vez, o candidato respondeu que já existem bairros na cidade que trabalham com a agricultura familiar, beneficiados pelos investimentos em água que ele fez.
A candidata Mariana perguntou ao candidato Rildo sobre as propostas para a segurança pública. O candidato afirmou que pretende comprar motos e viaturas para Imperatriz, cadastrar projetos da guarda municipal, criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública na cidade, convocar os 32 guardas municipais para o trabalho e efetivar o comandante da guarda.
Mariana Carvalho afirmou que colocará guardas municipais competentes na corporação, que também vai realizar um novo concurso para a guarda municipal e convocará os aprovados no concurso anterior, além de combater a criminalidade.
O candidato Rildo Amaral acrescentou que fará videomonitoramento para combater crimes em Imperatriz, melhorar a iluminação pública e cadastrar moradores em situação de rua e tratar problemas relacionados às drogas dos que sejam imperatrizenses.
Os candidatos, por fim, debateram sobre tema acessibilidade, apresentando suas propostas para a área.
4° bloco
Confira o 4º bloco do debate do 2º turno com candidatos à Prefeitura de Imperatriz
O quarto bloco foi com temas determinados. A candidata Mariana Carvalho (Republicanos) começou o bloco fazendo perguntas sobre o tema saúde.
A candidata questionou se, caso eleito, o candidato Rildo Amaral (PP) iria decretar estado de calamidade pública na saúde da cidade. Ele afirmou que vai fazer e que deve pedir ajuda do Governo do Estado para reestruturar a saúde. Ela questionou a decisão, já que para isso, seria necessário Imperatriz ter enfrentado algum desastre natural.
Mariana Carvalho disse que é necessário um ‘choque de gestão’ para que a mudança em Imperatriz possa acontecer. Já Rildo Amaral, propôs que deve iniciar uma investigação nas contas públicas da cidade para saber o que houve com os recursos para a saúde.
O ponto alto do bloco foram as trocas de acusações sobre alianças políticas. A candidata Mariana questionou o candidato Rildo Amaral sobre o tema, ele rebateu o questionamento, disse que está do lado das pessoas que querem o bem da cidade, e continuou a responder as perguntas sobre saúde.
A candidata voltou a afirmar que ele está ao lado dos antigos gestores da segunda maior cidade do Maranhão. E ambos começaram trocas de acusações sobre as alianças políticas de cada um dos lados.
Depois, os candidatos debateram propostas para temas como cultura e lazer, entre elas, a valorização de artistas locais, construção de arenas de esporte, implementação de eventos para todos os seguimentos da cidade e parcerias com o Governo Estadual e Federal.
Considerações finais
Ao fim do quarto bloco, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais. Veja, abaixo, o que cada candidato disse:
Rildo Amaral (PP)
Candidato a prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral (PP), faz suas considerações finais
“Eu queria agradecer com o coração cheio de alegria agradecer a Deus, toda honra e toda glória ao nosso Senhor Jesus Cristo, muito obrigada por tudo que tem proporcionado na minha vida e por me fazer luz de esperança na vida dos imperatrizenses. De trazer uma pessoa do Bacuri, que conhece toda a cidade e que a cidade conhece ele, um vitorioso que poderia ter dado errado em muitas situações da vida, mas sempre optei por fazer o certo, por cuidar das pessoas e orgulhar minha família. Por isso, agradeço a todas as pessoas que me ajudaram até aqui, a todos meus amigos, aos imperatrizenses que acredita em mim, meus ex-alunos, a nossa militância meu muito obrigada. Faltam dois dias para a eleição mais importante da história de Imperatriz, uma eleição que vai decidir a sobrevivência da nossa cidade. Há oito anos, quando alguém se apresentou como a fita métrica da moralidade, Imperatriz caiu numa armadilha e se isolou. Por isso, a cidade se encontra no estado de calamidade que está hoje e com muita fé e esperança, com as parcerias que destaco com o governador Carlos Brandão, o ministro André Fufuca, o deputado Pedro Lucas, as pessoas que quiserem dar a mão para Imperatriz, o filho dela estará pronto para receber, pois tenho muita humildade para isso”.
Mariana Carvalho (Republicanos)
Candidata a prefeita de Imperatriz, Mariana (Republicanos), faz suas considerações finais
“Eu quero agradecer a Deus que me fez chegar até aqui e a todo o povo de Imperatriz. Chegamos ao segundo turno com mais de 40 mil votos conquistados, frustrando os planos da velha política, que jamais acreditavam que nós chegaríamos ao segundo turno. E agora estamos todos lutando contra um sistema. Um sistema que nós não queremos mais. Imperatriz sempre foi uma cidade livre, que não aceita ameaças, que não aceita perseguição, não aceita cabresto e não aceita o mesmo sistema e as mesmas pessoas que afundaram a cidade. Nós vamos dar dignidade ao nosso povo, fazendo com que a saúde funcione, trazendo infraestrutura e fazendo o dever de casa. Nós estamos cansados das obras eleitoreiras que todos os anos de eleições acontecem, mas que você Imperatrizense é desrespeitado. O dinheiro público é desperdiçado e nós não aguentamos mais. Por isso, vamos ter uma gestão técnica de pessoas capacitadas que estarão ao meu lado, governando para o povo. A minha diferença e o que faz eles ficarem tão revoltados e me ameaçando, fui uma candidata duramente atacada, mexeram com aquilo que todo mundo tem de mais precioso, com a minha família. Sempre, nessa campanha, me mantive calada, mas hoje estou aqui para dizer a você, sou mulher, posso ser a primeira mulher prefeita de Imperatriz e vou cuidar dessa cidade. E a minha diferença é que eu não estou aqui para governar para um grupo político. O meu compromisso é com o povo da cidade e por isso serei a prefeita de todos, que vai dialogar, vai buscar as alternativas. É aqui que a minha família está, é aqui que é o meu trabalho e foi aqui que eu nasci. E é por isso que estou preparada para ser a prefeita dessa cidade. E hoje eu peço humildemente seu voto”.
Debate de 2º turno com candidatos à Prefeitura de Imperatriz tem propostas para saúde, educação e troca de acusações sobre alianças políticas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.