Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 13 a 19 de outubro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (13)
Condenado por homicídio, que estava foragido da Justiça, é preso dentro de hospital em São Luís
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
Um homem, de 36 anos, condenado pelo crime de homicídio, foi preso dentro de uma unidade hospitalar do bairro da Cidade Operária, em São Luís, após sofrer acidente de trânsito.
O mandado de prisão condenatória foi cumprido na tarde da última sexta-feira (11), pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), por meio da Seccional Leste.
De acordo com a polícia, o homem matou uma pessoa no ano de 2013, no município de Porto Rico, interior do Maranhão. Por causa do crime, a justiça condenou o acusado a uma pena de 16 anos e sete meses em regime fechado.
Ainda segundo a PC-MA, o homem ainda chegou a ser preso na cidade de Cedral, mas dias depois conseguiu fugir, ficando foragido até a última sexta-feira.
A Polícia Civil tomou conhecimento de que o criminoso teria sofrido um acidente automobilístico na região da cidade de Zé Doca, sendo transferido para a capital maranhense, para cuidados médicos mais complexos.
De posse do mandado de prisão, uma equipe policial esteve no hospital, onde conseguiu cumprir a ordem judicial.
Agora, o homem deve iniciar sua sentença condenatória.
Segunda-feira (14)
Clarisse Teodoro foi atropelada e morreu, em Timon
Reprodução/Redes sociais
Uma menina de quatro anos de idade morreu ao ser atropelada em uma rua na noite do último domingo (13), no bairro Leonel Brizola, em Timon, na Região Leste do Maranhão.
Segundo a polícia, a menina foi identificada como Clarisse Teodoro de Sousa e foi atingida por uma moto em alta velocidade ocupada por dois homens.
Após o atropelamento, a dupla caiu da moto, mas fugiram. Um deles ainda teria sacado uma arma contra os moradores da região antes de sair do local.
Clarisse ainda foi atendida e levada a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia investiga as circunstâncias do acidente, se a criança atravessava a pista e se houve culpa do piloto da moto.
Idoso, de 80 anos, é resgatado após ficar mais de 24h trancado e sem comida dentro de quatro em Codó
Reprodução/ TV Mirante
Um idoso, de 80 anos, foi resgatado pela polícia após ser deixado trancado dentro do quarto de uma casa na cidade de Codó, a 302 km de São Luís. O homem estava preso desde a madrugada da última sexta-feira (11) e foi resgatado na manhã do sábado (12).
De acordo com a polícia, o idoso estava há mais de 24 horas sem se alimentar. A vítima, que também sofre com baixa visão, morava com duas pessoas que viajaram na madrugada da sexta-feira e o deixaram trancado na residência, localizada na rua Tomé de Sousa, no bairro São Sebastião.
O idoso conseguiu falar com a filha através de uma ligação de celular e explicou a situação em que se encontrava. Depois de ter conhecimento do caso, a filha fez a denúncia à polícia, que compareceu ao local.
Na casa, os agentes bateram na porta, mas, como não tinha ninguém na casa além do isodo trancado, ninguém atendeu. Ao ouvir a voz do homem, os policiais arrombaram a porta para fazer o resgate.
O idoso foi resgatado e está com a filha. A polícia afirma que está investigando o caso para tentar saber por que as duas pessoas que moravam com o idoso, que ainda não foram localizadas, o deixaram em casa sozinho e trancado no quarto.
Terça-feira (15)
Briga entre vizinhos termina com idoso morto em Lagoa Grande do Maranhão
Reprodução/TV Mirante
Um idoso, de 62 anos, foi morto a facadas durante uma briga com um vizinho no último domingo (13) no município de Lagoa Grande do Maranhão. Segundo informações preliminares, a briga teria acontecido por divergências políticas.
A vítima, Otávio Silva, de 62 anos, portava uma tesoura, enquanto o suspeito do assassinato, identificado como Raimundo Pereira, de 50, estava armado com uma faca no momento do desentendimento.
Durante a briga, o idoso recebeu vários golpes de faca. Ele foi levado ao hospital, mas já chegou sem vida. O suspeito do crime fugiu e está sendo procurado pela polícia. Segundo informações, os dois já haviam discutido outras vezes.
Após o crime, o delegado foi preso e conduzido para a Delegacia da Mulher, que investiga o caso
Reprodução/TV Mirante
O delegado da Polícia Civil Marcelo Fernandes Santos, de 50 anos, foi preso em flagrante, na tarde desta terça-feira (15), suspeito de ameaçar e atirar contra a ex-mulher, de 52 anos. Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o crime aconteceu em um condomínio, no bairro Ponta do Farol, em São Luís.
Após o crime, o delegado foi preso e conduzido para a Delegacia da Mulher, que investiga o caso. Marcelo Fernandes foi autuado em flagrante por disparo de arma de fogo, ameaça e injúria.
Por meio de nota, a Polícia Civil do Maranhão informou que a prisão do delegado se deu em contexto de violência doméstica e familiar, mas não deu informações sobre as circunstâncias do crime e nem se os disparos atingiram a vítima.
A defesa do delegado Marcelo Fernandes não foi localizada para comentar o caso.
Quarta-feira (16)
Caminhão carregado de vegetais pega fogo na BR-222, no Maranhão
Um caminhão carregado com vegetais pegou fogo na BR-222, na última terça-feira (15), enquanto seguia da Bahia para o município de Buriticupu (MA). O motorista percebeu a fumaça e conseguiu sair do veículo rapidamente. Veja o vídeo acima.
O condutor não teve ferimentos. Parte da carga foi consumida pelo fogo, que também destruiu a cabine do caminhão. Outros condutores que passavam pela rodovia e moradores da região ajudaram a conter as chamas.
Depois do incêndio, as frutas e verduras que restaram foram aproveitadas pelas pessoas que presenciaram o fato.
O caminhão e a carga pertencem a um estabelecimento comercial de Buriticupu. Segundo o motorista, devido ao incidente, o estabelecimento ficou com um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão. Até o momento, ainda não se sabe o que causou o incêndio.
Portando uma arma de fogo, o criminoso roubou o celular e dinheiro do motorista.
Reprodução
Um homem que é suspeito de assaltar um motorista de aplicativo foi preso na segunda-feira (14) pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, em São Luís
O crime aconteceu no dia 15 de abril de 2024, e toda a ação foi registrada por uma câmera instalada no interior do veículo.
De acordo com as investigações, conduzidas pelo 2º Distrito Policial do João Paulo, o suspeito solicitou uma corrida no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís e, ao chegar ao destino, no bairro Filipinho, anunciou o assalto com uma arma de fogo, roubando o celular e dinheiro do motorista.
Após a coleta de provas, a equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), vinculada à Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi cumprida na segunda-feira.
Ainda segundo a polícia, o suspeito será encaminhado à Central de Inquérito e Custódia, onde ficará à disposição da Justiça.
Marcelo Fernandes Santos efetuou disparos e ameaçou a ex-mulher.
Divulgação
A prisão em flagrante do delegado Marcelo Fernandes Santos, de 50 anos, após efetuar disparos de arma de fogo e ameaçar sua ex-mulher durante uma discussão em São Luís, aconteceu poucas semanas depois dele ter recebido alta de uma internação psiquiátrica involuntária. O delegado foi diagnosticado com dependência de álcool e agressividade.
Marcelo Fernandes já estava afastado de suas funções na Delegacia Especial da Cidade Operária para tratamento médico. Ele foi detido pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) por fazer disparos para o alto em uma área externa do condomínio onde a ex-mulher mora.
“Em razão dos fatos relatados, foi configurada a prisão em flagrante por disparo de arma de fogo, ameaça e injúria no contexto de violência doméstica”, informou Kazumi Tanaka, coordenadora da Delegacia da Mulher do Maranhão.
A reportagem da TV Mirante não conseguiu contato com a defesa do delegado Marcelo Fernandes Santos.
Este não foi o primeiro incidente envolvendo o delegado. No início de setembro, o delegado foi acusado de injúria racial após ofender um garçom em um bar. Na ocasião, ele também desobedeceu ordens de um policial militar. Dias depois, sua família foi notificada sobre a internação involuntária em uma clínica psiquiátrica. Fernandes Santos devolveu sua arma funcional, mas permaneceu com uma arma pessoal registrada. A arma foi utilizada no episódio mais recente na casa da ex-mulher.
A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol-MA) informou que o delegado vinha sendo acompanhado pela entidade desde outubro devido aos problemas psicológicos. O presidente da Associação, Márcio Dominici, reforçou a gravidade do caso.
“O Marcelo precisa de ajuda, ele tem um problema de saúde mental grave”, disse o presidente da Adepol-MA.
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) abriu um processo administrativo para apurar a conduta do delegado. As armas pessoais dele foram apreendidas e enviadas para perícia. O delegado está preso em uma unidade prisional em Paço do Lumiar. O caso segue sendo investigado.
Nesta quarta-feira (16), Marcelo Fernandes Santos passou por audiência de custódia e teve o pedido de liberdade negado pela Justiça do Maranhão. Durante a audiência, ainda foi decretada a prisão preventiva do delegado.
Delegado é preso por ameaçar a ex-mulher no Maranhão
Quinta-feira (17)
Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís
Divulgação/Governo do Maranhão
A Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão (Seap) confirmou nessa quinta-feira (17) que 38 presos não retornaram às unidades prisionais após a saída temporária do Dia das Crianças de 2024.
Ao todo, a Justiça autorizou a saída temporária de 998 presos do regime semiaberto, mas apenas 732 saíram efetivamente.
Os beneficiados foram liberados no último dia 8 de outubro e deveriam retornar às unidades prisionais até às 18h do dia 14 de outubro (segunda-feira).
Os custodiados que não retornaram estão sob pena de regressão de regime e serão considerados foragidos da Justiça. Segundo a Justiça do Maranhão, os apenados beneficiados preencheram os requisitos da Lei de Execução Penal.
Homem em situação de rua é assassinado no Centro de São Luís
Reprodução
Um homem em situação de rua foi morto a golpes de faca, na tarde desta quinta-feira (17), no Centro de São Luís.
O crime aconteceu por volta das 16h, em frente a uma agência do Banco do Brasil, na Avenida Gomes de Castro, na região da Praça Deodoro.
Segundo a Polícia Militar do Maranhão a vítima ainda não foi identificada e nem o autor do crime.
As circunstâncias e a motivação do crime, também, ainda são desconhecidas.
Sexta-feira (18)
Historiadora mostra glúteos e faz dança erótica em palestra na UFMA: ‘ a pedagogia que eu proponho é essa’
Reprodução/Redes Sociais
Uma mesa redonda na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre gênero e sexualidade causou polêmica após uma das palestrantes, a historiadora da arte e cantora piauiense Tertuliana Lustosa, fazer uma performance erótica durante o evento, realizado nessa quinta-feira (17).
A historiadora, que é travesti, foi convidada para palestrar no seminário “Dissidências de gênero e sexualidades”, organizado pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep).
O vídeo de Tertuliana – que também é pesquisadora mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e vocalista da banda “A Travestis” – foi divulgado suas redes sociais e mostra ela cantando e dançando um brega funk , “Educando com o C*”, na bancada dos palestrantes. Na performance, Tertuliana chega a mostrar os glúteos para a plateia e é aplaudida após o término.
Nas redes sociais, vários internautas criticaram a performance da historiadora e consideraram a apresentação como “vergonhosa” por ter sido feita em uma palestra num ambiente acadêmico.
Estudo Universitário
Tertuliana Lustosa também é pesquisadora mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e vocalista da banda “A Travestis”.
Reprodução/Redes Sociais
O nome da música também nomeia um artigo universitário de Tertuliana, intitulado “Educando com o c*: traveco-terrorismo e descolonialidade de gênero na arte”. Na obra, a autora afirma que tem o objetivo de iniciar um debate sobre as implicações do prazer e do corpo enquanto potências pedagógicas e artísticas.
Em pronunciamento após a repercussão do vídeo, Tertuliana falou que não é a primeira vez que causa polêmica por causa do estudo, que já foi ministrado em outras universidades do Brasil.
“Na verdade, desde que eu fiz o primeiro evento ‘Educando com o C*’, as pessoas já acharam um absurdo, falaram que a universidade é uma balbúrdia, mas as pessoas não entendem a produção do conhecimento”, disse a historiadora.
Nas redes sociais, a cantora disse que a pedagogia que ela propõe é “educar com o c*” e diz se identifica como uma “trava das peste” e que vai “enfrentar todos os preconceitos, todo o povo antiquado que, infelizmente, não faz o menor exercício de análise”.
“Por onde eu for, onde eu passar, eu vou levar a minha travestilidade nordestina como forma de questionar o sistema”, disse Tertuliana.
Em nota, a UFMA informou que está averiguando o caso e que vai tomar as providências cabíveis após ouvir todas as partes envolvidas, reforçando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.
Leia, abaixo, a nota de esclarecimento da UFMA na íntegra
“Nesta quinta-feira, 17, a historiadora Tertuliana Lustosa, na condição de palestrante convidada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política – GAEP, apresentou a sua pesquisa durante a Mesa-Redonda “Dissidências de gênero e sexualidades”, em que reproduziu e performou uma de suas canções, considerada inapropriada para o momento e a construção do debate acadêmico-científico em que se encontrava.
Como sabido, a Universidade é um espaço plural e de diálogos, dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo. Por isso entendemos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia, mas também ressaltamos a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade.
Por ser um lugar de múltiplas formas de conhecimento, os cursos, de graduação e de pós-graduação, possuem autonomia para discutir os variados temas que permeiam a nossa sociedade e que se apresentam com base em diversas teorias científicas. Ressalta-se. contudo, que a UFMA não compactua com quaisquer tipos de ações que possam desrespeitar os valores e princípios basilares da instituição.
Nesse sentido, a UFMA informa que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis, após o comprometimento de ouvir todas as vozes, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.
Reafirma-se, por fim, que todos os esforços da Universidade buscam a melhoria de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a pluralidade de vozes e saberes em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.”
Sábado (20)
Homem foi preso por descumprir medida protetiva em Imperatriz
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil prendeu um homem acusado de descumprir, diversas vezes, uma Medida Protetiva de Urgência que o proibia de se aproximar da mulher com quem ele teve um relacionamento, no passado.
A prisão aconteceu em Imperatriz, na Região Tocantina do Maranhão. Segundo a polícia, o homem, que não teve o nome informado, a vigiava e chegou até a desligar o relógio de energia da residência da ex.
Além disso, a vítima afirma que, no dia 8 de junho, a mãe do investigado enviou áudios solicitando que ela retirasse as medidas judiciais.
Por causa disso, o homem acabou preso na residência onde estava morado e, depois, foi encaminhado a uma penitenciária.
Você viu? Historiadora faz dança erótica em palestra na UFMA, delegado é preso por ameaçar ex-mulher e outras notícias da semana no g1 MA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.