Há mandados por falta de pensão alimentícia, furto e até estupro de vulnerável. Ter mandado de prisão não impede de concorrer, no entanto, eles podem ser presos, se encontrados. Grade prisão cela cadeia
Diêgo Holanda/G1
Um levantamento do g1 mostra que, no Maranhão, há sete candidatos que disputam as eleições de 2024 que estão com mandados de prisão em aberto e ‘pendentes para cumprimento’.
São seis candidatos a vereador e um a vice-prefeito, em sete municípios, sendo cinco mandados de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia, um por estupro de vulnerável e um por furto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Na manhã desta quinta (19), todos os candidatos apareciam no sistema de divulgação de candidaturas do TSE como ‘concorrendo’ nas eleições. Ao mesmo tempo, constavam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) como alvos de ordens de detenção pendentes de cumprimento.
Ser alvo de mandado de prisão não impede uma pessoa de disputar a eleição, mas ela pode ser presa se encontrada – exceto entre a próxima sexta (21) e 8 de outubro (entenda aqui).
Obs: O número de candidatos alvos de mandados de prisão pode mudar. Isso porque, a qualquer momento, eles podem ser declarados inaptos para concorrer pela Justiça Eleitoral; ou porque o mandado de prisão foi excluído do sistema do BNMP pelos tribunais.
Veja quem são os candidatos e o que disseram
Francisco Pedreiro (REPUBLICANOS), candidato a vereador de Matões do Norte
Francisco Pedreiro, candidato a vereador em Matões do Norte
Divulgação/TSE
Francisco das Chagas Mamede da Silva, o ‘Francisco Pedreiro’, é alvo de mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável, expedido em 16 de março de 2023. Procurados pelo g1, o candidato e o partido ainda não se manifestaram.
Pires Leda (PSB), candidato a vereador de Tuntum
Pires Leda, candidato a vereador em Tuntum
Divulgação/TSE
Antonio Pires Leda Neto, o ‘Pires Leda’, é alvo de mandado de prisão por pensão, expedido em 10 de outubro de 2023. Procurados pelo g1, o candidato e o partido ainda não se manifestaram.
De Assis Mendes (REPUBLICANOS), candidato a vereador de São Bernardo
De Assis Mendes, candidato a vereador em São Bernardo
Divulgação/TSE
Francisco de Assis dos Santos Mendes, o ‘De Assis Mendes’, é alvo de mandado de prisão por pensão, expedido em 14 de novembro de 2023. Procurados pelo g1, o candidato e o partido ainda não se manifestaram.
Mascote (CIDADANIA), candidato a vice-prefeito de Maracaçumé
Mascote é candidato a vice-prefeito em Maracaçumé
Divulgação/TSE
Welbert Mascote Sousa Maia, o ‘Mascote’, é alvo de mandado de prisão por pensão, expedido em 16 de outubro de 2023. Procurado pelo g1, o candidato ainda não se manifestou.
Já o Diretório Municipal do Partido Cidadania, em Maracaçumé, afirmou que Mascote ‘não tem nenhuma pendência judicial para manutenção de seu nome no Banco Nacional de Mandado de Prisão – BNMP’, apesar do nome do candidato ainda estar presente no BNMP.
“Declaramos, ainda, que o Sr. Mascote é cidadão honrado e respeitado na cidade, já tendo exercido o cargo de Secretário Municipal de Assistência Social por oito anos, com desempenho reconhecido nacionalmente, além de ter apresentado todas as certidões exigidas para o registro de sua candidatura, já deferida pela justiça eleitoral. Já foi cobrada judicialmente a retirada do nome e a tomada das medidas indenizatórias”, afirmou José Edson Maia, presidente do Diretório Municipal do Cidadania em Maracaçumé.
O g1 também questionou ao Diretório do Cidadania em Maracaçumé, sobre permitir que alguém com mandado de prisão em aberto possa concorrer nas eleições, pelo partido. José Edson afirmou que não eles não fazem a checagem sobre mandados de prisão dos candidatos.
“Especificamente quanto ao cadastro no BNMP não, em razão da expedição das demais certidões exigidas para registro da candidatura, que asseguram a habilitação e regularidade para fins eleitorais e abrangem questões criminais e de improbidade administrativa, impeditivas para o registro da candidatura”, afirmou o presidente do Diretório Municipal.
Marcos Carneiro (NOVO), candidato a vereador de Governador Nunes Freire
Marcos Carneiro é candidato a vereador em Governador Nunes Freire
Divulgação/TSE
Antonio Marcos da Silva Carneiro, o ‘Marcos Carneiro’, é alvo de mandado de prisão por pensão expedido em 18 de outubro de 2022. Procurados pelo g1, o candidato e o partido ainda não se manifestaram.
Jailson Santos (PP), candidato a vereador de Santo Amaro do Maranhão
Jailson Santos é candidato a vereador em Santo Amaro do Maranhão
Divulgação/TSE
Jailson Pereira dos Santos, o ‘Jailson Santos’, é alvo de mandado de prisão por pensão, expedido em 22 de fevereiro de 2024. Procurados pelo g1, o candidato e o partido ainda não se manifestaram.
Marcelo do Mercado (PSD), candidato a vereador de Carutapera
Marcelo do Mercado é candidato a vereador de Carutapera
Divulgação/TSE
Marcelo de Oliveira Ferreira, o ‘Marcelo do Mercado’, é alvo de mandado de prisão preventiva por furto, expedido em 12 de julho de 2019. Procurado pelo g1, o candidato ainda não se manifestou.
Já o Diretório Estadual do PSD informou por telefone, por meio do seu presidente Edilázio Júnior, que não tinha conhecimento sobre o caso. O partido disse que, “no caso de mandados de prisão em aberto contra o mesmo, espera-se que a Justiça possa cumprir e que os fatos sejam esclarecidos perante as autoridades competentes”.
MA tem sete candidatos com mandados de prisão em aberto concorrendo nas eleições; Veja a lista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.